Denúncia de suposta manipulação de resultados agita bastidores da Série B do Baiano
Mensagens apontam possível esquema envolvendo atletas, dirigentes e apostas esportivas
Reprodução/Feira FC
O Galáticos Online teve acesso, com exclusividade, a mensagens que denunciam um suposto esquema de manipulação de resultados envolvendo partidas da Série B do Campeonato Baiano.
Segundo o material recebido pela reportagem, representantes do Feira FC teriam realizado pagamentos conhecidos como "mala branca" para incentivar equipes adversárias do Barreiras. As mensagens afirmam que o Grapiúna teria recebido R$ 10 mil para empatar uma partida e R$ 20 mil em caso de vitória. O mesmo teria sido oferecido ao Leônico para dificultar a vida do Barreiras na competição.
Até esse ponto, a prática relatada seria a chamada mala branca, pagamento feito para incentivar uma equipe a vencer ou empatar um jogo, algo que gera discussão no meio esportivo, mas é diferente da manipulação de resultados.
Entretanto, as denúncias afirmam que a situação teria ultrapassado esse limite durante a partida entre Redenção e Grapiúna.
De acordo com as mensagens, havia um suposto acordo para que o Redenção terminasse o primeiro tempo vencendo por 2 a 0. No entanto, a equipe foi para o intervalo com vantagem de apenas 1 a 0. Ainda segundo o relato, representantes do Feira FC e um suposto investidor ligado ao mercado de apostas teriam ido ao vestiário do Grapiúna para cobrar os atletas.
As mensagens afirmam que alguns jogadores teriam recebido R$ 2.500 para facilitar o resultado no segundo tempo, quando o Redenção marcou mais seis gols. O objetivo, segundo a denúncia, seria recuperar dinheiro perdido em apostas e beneficiar o Feira FC na disputa pelo saldo de gols.
O material recebido também afirma que alguns atletas do Grapiúna deixaram o clube por não concordarem com a suposta manipulação. As mensagens dizem ainda que essas saídas poderão ser confirmadas por registros no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Outro trecho da denúncia cita o atacante Tiago Galhardo, afirmando que ele teria oferecido dinheiro a um zagueiro do Barreiras. Até o momento, não há qualquer prova pública ou manifestação oficial que confirme essa acusação.
Desdobramentos
O Grapiúna anunciou, nesta quinta-feira (18), o afastamento de cinco jogadores do elenco profissional após suspeitas de manipulação de resultado na goleada por 7 a 0 sofrida diante do Feira FC, pela Série B do Campeonato Baiano.
Em comunicado oficial, o presidente do clube, Álvaro Castro, afirmou que a decisão foi tomada após identificar situações que levantaram desconfiança sobre a postura de alguns atletas durante as partidas. Os nomes dos jogadores afastados não foram divulgados.
O Grapiúna foi o primeiro clube a adotar medidas oficiais sobre o caso ao afastar cinco atletas. Já o Feira FC e os demais citados ainda não se manifestaram sobre as denúncias.
